SOBRE ENDOMETRIOSE




Tirando dúvidas sobre endometriose.

Endométrio é o tecido que envolve a camada interna do útero. Este tecido se prolifera e descama todo mês, fenômeno que conhecemos como menstruação. A endometriose acontece quando este tecido aparece fora do seu lugar habitual, a cavidade uterina.


Quais as causas?Existem várias teorias que explicam a causa da endometriose, mas a mais aceita é a da Menstruação Retrógrada. Segundo esta explicação, pequenos fragmentos de endométrio, em vez de serem eliminados pela menstruação, seguem o fluxo contrário pelas trompas, atingindo a cavidade pélvica (fora do útero).



Eu posso ter endometriose?



A endometriose acomete principalmente mulheres em sua fase reprodutiva, quando a atividade ovariana e a ação estrogênica são maiores. Grande parte das mulheres tem algum fluxo retrógrado, porém nem todas desenvolvem o problema. Alguns fatores podem aumentar a propensão ao desenvolvimento da doença: fluxo menstrual aumentado (tanto no volume quanto na duração), obstrução em regiões do trato genital inferior e fatores imunológicos.


Quais os sintomas mais comuns?



Os sintomas dependem da localização e da extensão da doença, mas os sintomas mais comuns são dismenorréia (dor pélvica intensa no período menstrual), distúrbios menstruais e dor na relação sexual. Na maioria dos casos, esses sintomas se associam a infertilidade. A dor ocorre porque os focos de endométrio, fora de sua localização habitual, continuam sendo estimulados pela ação hormonal, provocando uma reação inflamatória.


Como é feito o diagnóstico?



O diagnóstico pode ser feito com base nos sintomas, exame clínico, exames laboratoriais e de imagem. O exame físico inclui palpação abdominal e exame ginecológico, onde podem-se avaliar a localização da dor, a posição do útero, o aumento de volume ovariano, a presença de nodulações dolorosas.
A dosagem do CA-125 também pode ajudar, porque ele pode estar aumentado na endometriose – mas também em outras doenças (benignas ou malignas). A ultrassonografia transvaginal e a ressonância magnética podem auxiliar na localização dos endometriomas. Porém, o diagnóstico de certeza pode ser dado apenas por intervenção cirúrgica (laparoscopia) e biópsia da lesão.


Como é o tratamento da endometriose?



O tratamento pode ser medicamentoso, cirúrgico ou combinado. O tratamento clínico visa diminuir a sintomatologia e a estimulação dos focos de endometriose, e pode auxiliar também no pré-operatório de pacientes com endometriose severa, no pós-operatório quando a cirurgia não foi completa ou nos casos de doença severa recorrente.
O tratamento cirúrgico, normalmente realizado por videolaparoscopia, permite um tratamento mais eficaz. Em casos mais leves, esse tratamento é a retirada dos focos de endometriose ou sua cauterização dos mesmos. Nos mais avançados, muitas vezes é necessária a excisão de aderências criadas entre os órgãos pélvicos. Em alguns casos, pode ser indicada a laparotomia e, dependendo da extensão das lesões, a retirada dos ovários.
É importante no tratamento atentar para o estado psico-emocional da paciente, o que muitas vezes pode colaborar para a exacerbação dos sintomas.



Fonte: Alessandra Siedschlag e Ana Paula Xavier

Comentários