Doenças Cardiovasculares em Criança




Segundo o Doutor Claude Yanaret, Pediatra da Organização Sanitas Internacional, os problemas de coração em crianças podem ser detectados desde a décima oitava e décima nona semana de gestação e alguns outros casos desde a décima terceira.

Desta forma os pediatras têm em suas mãos, a tarefa fundamental de detectar os sintomas e sinais de provável origem cardiovascular, contando para isso com ferramentas tecnológicas que hoje em dia complementam a função deste profissional. Com estas novas possibilidades pode-se reconhecer de maneira exata a presença de determinadas enfermidades que dificultam as funções do coração, das artérias, e outros componentes do aparelho cardiovascular de uma criança.

Médicos como o Doutor Esteban Carmuega - médico do Centro CESNI de Buenos Aires e colaborador da Organização Mundial de Saúde - afirma que "durante as gestação e nos primeiros três anos, é que são estabelecidos certos mecanismos biológicos que nos acompanharão ao longo da vida."Daí a necessidade do papel do pediatra na atenção ao recém-nascido.

Leia mais...

Comentários