BELEZA NA MESA



Ela não fez plástica, botox, nem lipoaspiração, mas aparenta 10 anos a menos do que realmente tem. Ao começar uma dieta alimentar rigorosa para a saúde, a aposentada Marília Izildinha Pereira da Silva, de 54 anos, não imaginava os benefícios que
apareceriam no espelho ao longo do tempo. Há 5 anos, ela excluiu itens gordurosos e industrializados, açúcares e passou a consumir verduras, frutas, iogurte, e arroz e grãos integrais. “Todo mundo acha que fiz plástica, e eu morro de rir, pois não fiz. Desde que comecei a dieta, minha pele está mais firme, o cabelo mais viçoso e o corpo no peso ideal”, conta.

Seguir à risca o manual do bem-estar, com alimentação saudável e atividade física regular, não é fácil, mas os especialistas concordam que aí consiste a fórmula da beleza e da juventude. “A vitalidade do corpo, cabelo e pele, todas essas manifestações externas que chamamos de beleza, são decorrentes do que se come, do estilo de vida e até do emocional equilibrado, que é tão importante quanto a alimentação”, diz o médico gastroenterologista Alberto Gonzalez, autor do livro “Lugar de Médico é na Cozinha”. Defensor de alimentos vivos, como frutas, castanhas e hortaliças cruas, Dr. Gonzalez afirma que a maioria das doenças, e até o envelhecimento acentuado, podem ser evitados com pratos bem pensados.

Alguns alimentos se revelam coringas nesse processo. Em uma dieta voltada à beleza e à saúde, não podem faltar à mesa os desintoxicantes, que ajudam nas funções intestinais, e os antioxidantes, que atuam contra os temidos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento. Para o médico Márcio Bontempo, autor de mais de 50 livros sobre alimentação saudável, a pessoa pode começar a inclusão desses itens com substituições. “Em vez de arroz comum, aposte no integral, que é muito desintoxicante”, diz.

Ele receita também a inclusão de produtos de soja, como o queijo tofu. “Os fitoesteroides (substâncias que ajudam a regular os hormônios) presentes na soja melhoram muito a pele”, afirma. Mas só incluir não basta, é preciso excluir também. “Excesso de queijo gorduroso pode dar acne; frituras e produtos industrializados têm substâncias tóxicas para a elastina, que mantém o tônus da pele; embutidos, como linguiça e salsicha, produzem nitrito, substâncias que geram radicais livres”, adverte o médico.

Entre os alimentos antioxidantes estão as frutas vermelhas, bem como o tomate e a uva. “A uva vermelha contém resveratrol, que melhora a circulação sanguínea, previne envelhecimento e até alguns tipos de tumores. Outros coringas que não devem faltar são as castanhas”, afirma o médico especializado em nutrição João César Soares, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Barriga impecável
Foi buscando parar o tempo que a atriz francesa, radicada no Brasil, Dorothee Marie Bouvyer, de 57 anos, mudou radicalmente. “Há alguns anos, com a menopausa, comecei a engordar, e achava que nada estava bom. E não adiantava só cortar calorias e ficar com pele e cabelos horríveis. É preciso comer coisa boa. Em 1 ano de substituição de alimentos, perdi 12 quilos e hoje tudo está em dia”, conta.

A nutricionista responsável pela dieta da atriz, Maria Cecília Corsi, aposta na associação de alimentos. “Brócolis tem muitas vitaminas e zinco. Se associado com um purê de cenoura e aveia, já está aí uma fórmula boa para a pele. E não adianta passar no rosto. Tem que comer, pois a beleza vem do consumo”, ressalta.

Para cabelos brilhantes, ela indica a inclusão de gorduras boas, como a de castanhas, abacate e azeite, que também servem para unhas fortes, assim como juntamente com grãos integrais.

Na área de cereais, a semente de linhaça e a quinua (ou quinoa) têm sido bastante festejadas como descobertas que deveriam ser incluídas no cardápio diário. “A linhaça é muito boa para ajudar a baixar o colesterol e dá saciedade, o que ajuda nas dietas de emagrecimento. A semente ainda é rica em vitaminas e zinco, poderoso antioxidante”, completa Corsi. A profissional ensina que não adianta comer a semente pura. “Para que ela seja absorvida e atue no organismo, a pessoa tem que triturar e hidratar, deixar de molho um tempo na água, senão o organismo não consegue romper a casca do alimento”, acrescenta a nutricionista.

Na quinua, um grão ainda pouco conhecido por aqui e cultivado tradicionalmente na Bolívia e no Peru, foram encontradas inúmeras propriedades para a saúde e beleza, entre elas a ajuda no emagrecimento. “A quinua possui fibras hidrossolúveis que saciam por mais tempo e retardam a absorção de gordura e açúcares. O processo libera caloria aos poucos, para que o organismo não acumule”, explica a nutricionista Michele Trindade, da Universidade de São Paulo (USP).

A profissional insiste ainda no consumo de água, “os já tão falados dois litros por dia”, que trabalham para a desintoxicação. “Quem não consegue tomar tanta água pode incluir sucos naturais, que hidratam e trabalham na prevenção das rugas.” Para ajudar o leitor, a Folha Universal escolheu alguns sucos especiais (veja na página 10). Como se vê, receitas não faltam. Basta um pouco de apetite para mudar.

O consumo de água mantém o intestino ativo e elimina substâncias tóxicas, o que é essencial para o organismo. Abaixo, sugestões de sucos que colaboram com o bom funcionamento do organismo

Suco antiestresse
• 1 maçã com casca e sem semente
• 550 gramas de cenoura
• 100 gramas de brócolis
• 50 gramas de salsinha
Corte em pedaços pequenos e bata na centrífuga ou liquidificador

Contra prisão de ventre (desintoxica e beneficia à pele)
• 1 xícara de mamão formosa picado em cubos
• 3 ameixas pretas
• 1 colher de chá de sementes de linhaça (deixadas previamente de molho em 3 colheres de sopa de água morna)
• Suco de 1 laranja
• Suco de 1/2 limão
Bata tudo no liquidificador e sirva. Não coe, beba mastigando

Suco emagrecedor
• 1 xícara de talos de aipo
• 2 limões descascados (1 deles deixando partes da casca)
• 1 xícara de água de coco
Bata tudo no liquidificador

Suco antioxidante
• 200 mililitros de polpa de acerola
• 1 xícara de morango picado
• 1 xícara de melancia picada
• 1 colher de sopa de mel
Bata a acerola no liquidificador até que ela dissolva completamente. Em seguida, acrescente os outros ingredientes

Suco termogênico (promove aumento da queima de gorduras)
• 3 cenouras sem casca
• 2 maçãs sem casca
• Um pedaço pequeno de gengibre
• Uma folha de couve
• Um punhado de hortelã
• Um talo de salsão
Bata tudo e beba em jejum pela manhã


Rejuvenescimento
• 1 xícara de manga cortada em cubos
• 1 cenoura média picada
• Suco de 1 limão
Bata tudo no liquidificador e sirva em taça decorando com sementes de gergelim


Fonte: Folha Universal

Comentários