Enfermagem ganha seu primeiro Museu Nacional

Reprodução -
Foi inaugurado em Salvador, nesta quinta-feira (20/5), o primeiro Museu Nacional da Enfermagem do Brasil. Instalado no Pelourinho, na Rua João de Deus, nº 5, e com nome em homenagem à enfermeira Anna Nery, o Museu conta com uma exposição aberta ao público sobre a história da enfermagem no país, e traz objetos de trabalho e outras memórias.

A cerimônia contou com a presença do presidente do Conselho Federal de Enfermagem - Cofen, Manoel Neri da Silva, membro do diretório Central do PCdoB e ex-presidente estadual do partido em Rondônia. “É um orgulho conduzir a conclusão do antigo sonho da enfermagem brasileira; a implantação do Museu, na terra da patrona da profissão”, comemorou Silva. O ato, que reuniu profissionais da enfermagem e estudantes, políticos e dirigentes das entidades de classe de todo o país, marcou o encerramento das comemorações da semana de enfermagem no Brasil.

“É um equipamento importante para a formação, como fonte de pesquisa e estudo para acadêmicos e profissionais de uma maneira geral; não só para a área de enfermagem. E tem um valor histórico muito grande”, destacou a vereadora do PCdoB, Aladilce Souza, a única enfermeira parlamentar da Bahia. O evento também foi prestigiado pela primeira dama do Estado, Fátima Mendonça; deputada federal Alice Portugal (PCdoB); e o deputado federal Daniel Almeida (PCdoB). Os parlamentares, inclusive, foram elogiados pelo presidente do Cofen pelo empenho e parceria na defesa dos interesses da categoria. “O PCdoB é o partido mais fiel e incondicionalmente à favor da luta dos trabalhadores da enfermagem no Congresso, o que muito me honra”, afirmou.

Portal Vermelho

Comentários