CIRURGIA BARIÁTRICA

Reprodução
A obesidade é considerada um comprometimento orgânico complexo, de diversas etiologias e de difícil tratamento. Ela se desenvolve ao longo do tempo e está geralmente associada à comorbidades, nem sempre reversível após a intervenção terapêutica.

No mundo existem adultos com sobrepeso e milhões de obesos. Obesidade e sobrepeso constituem um risco maior para o surgimento de doenças crônicas, incluindo diabetes tipo II, doenças cardiovasculares, hipertensão arterial, derrame e alguns tipos de câncer.

Alguns casos de aumento de peso corporal podem ser revertidos com tratamento terapêutico e medicamentoso. Abaixo vemos motivos que levam a indicação cirúrgica:

a) IMC acima de 40kg/m², com resistência aos tratamentos conservadores, há pelo menos dois anos;

b) IMC acima de 35 kg/m², com comorbidades associadas;

mas essas indicações só são dadas aos pacientes depois de haver a exclusão de:

Patologias endócrinas específicas; Transtorno mental, adição a drogas ou álcool, outros transtornos; Condições físicas/ clínicas que contra-indiquem cirurgias de grande porte.

A cirurgia promove a redução do reservatório gástrico; o aumento do tempo de esvaziamento do reservatório gástrico; a redução da área de absorção intestinal de forma global ou específica para lipídios.

Existem cinco tipos de cirurgias:

1 – Balão Intragastrico: Colocado via endoscopia, sem necessidade de internação, pois é colocado um balão vazio de silicone e inflado com soro fisiológico, preenchendo um certo espaço dentro do estomago. É uma técnica temporária, porque o balão deve ser retirado com seis meses (o balão é corroído aos poucos pelos ácidos estomacais.). Indicado para pacientes com IMC entre 35 e 40.

2 - Banda Gástrica Ajustável: Coloca-se uma banda de silicone em volta do estomago a fim de diminuir a quantidade de alimentos a serem recebidos pelo estomago. Tem como vantagens, 20% de perda de peso / Preserva anatomia e fisiologia e como riscos, o escorregamento/ erosão/ dilatação esofágica/ hérnia de hiato/ Síndrome de dumping

3 - Y de Roux: Combina restrição gástrica e grau leve de má absorção. Secção do estômago de forma a delimitar um pequeno reservatório junto a cárdia, com capacidade aproximadamente de 20ml. Indicada em pacientes com IMC entre 35 a 50 kg/m² e dificuldade de seguir uma dieta hipocalórica. Uma das vantagens é a perda de peso entre 35 a 40% do peso inicial.

4 - Técnica de Scopinaro: Técnica similar a derivação gástrica, porém consiste em uma gastrectomia subtotal. Está indicada em pacientes com IMC > 50kg/m² e pacientes com deslipidemias importantes. Estes pacientes poderão comer grandes quantidades de comida e a perda de peso é de aproximadamente 70% do peso inicial. Tem como riscos:embolia pulmonar/ fístulas/ má nutrição proteica.

5 - Cirurgia de Capella: Semelhante ao Y de Roux, também há o grampeamento do estomago e o desvio do intestino, ligando-o ao novo estomago, o que diferencia é a colocação de um anel de silicone em torno do novo estomago, dificultando a passagem dos alimentos. O paciente deve tomar complexo vitamínico para repor as vitaminas necessárias ao corpo, devido a má absorção dos alimentos.


Fonte: gastroplastia/ Edição: Eqp Enfermagem Simples.

Comentários