Estudandes de enfermagem recebem provas erradas no Enade.

Brasilia - Os 48 alunos do curso de enfermagem do Centro Universitário do Sul de Minas (UNIS) inscritos para participar do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enad), receberam provas de farmácia em vez de avaliação da sua área. O erro foi divulgado hoje (22) pela instituição, que fica em Varginha (MG), e o INEP investiga o que ocorreu.

De acordo com a Unis, diante do erro, os estudantes foram orientados pelos fiscais de prova a responder somente as questões de conhecimentos gerais, que são comuns a todos os cursos. O problema foi registrado nas atas pela coordenação responsável pelo local de aplicação. A participação no Enade é obrigatória e os candidatos que não comparecem ficam impedidos de receber o diploma. Com o preenchimento parcial da prova, os alunos não ficam prejudicados.

O Enade é aplicado aos alunos ingressantes e concluintes de cursos superiores para avaliar a qualidade do ensino oferecido pelas universidades, centros universitários e faculdades. A partir do exame, são elaborados os principais indicadores de qualidade do Ministério da Educação (MEC), como o Índice Geral de Cursos (IGC) e Conceito Preliminar de Curso (CPC). Esses índices são levados em consideração pela pasta para credenciar e recredenciar instituições, autorizar novos cursos e aplicar sanções aos que não atingem padrões mínimos de qualidade estabelecidos.

O Inep informou que está recebendo os relatórios de aplicação e, caso o problema seja confirmado, não haverá prejuízo à instituição ou aos estudantes da Unis. O Enade foi aplicado ontem (21) a 650 mil universitários em 1,3 mil municípios. Participaram da avaliação alunos dos cursos de educação física, agronomia, biomedicina, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia, serviço social, terapia ocupacional, zootecnia, tecnologia em agroindústria, agronegócio, gestão ambiental, gestão hospitalar e radiologia.

Agencia Brasil

Comentários