Ministério da Saúde anuncia vigilância de nova doença transmitida pelo Aedes aegypti

Reprodução de imagem-

O Ministério da Saúde anunciou, o início da vigilância e do controle no Brasil da febre de chikungunya, uma doença causada por um vírus que, assim como o da dengue, é transmitido pelo Aedes aegypti.

Segundo o governo, foram registrados três casos da doença, nos últimos três meses: dois em São Paulo e um no Rio de Janeiro, todos em pacientes foram infectados em países da Ásia (Índia e Indonésia). Não há registro de circulação do vírus nas Américas.

A chikungunya é caracterizada, principalmente, pelas dores nas articulações, que podem chegar a um grau crônico que permanece por mais de seis meses. O vírus que causa a chikungunya tem período de incubação de 3 a 7 dias. Cinco dias após o início dos sintomas não há mais possibilidade de transmissão da doença para o mosquito. O tratamento é similar ao da dengue, com o uso de paracetamol, antiinflamatórios e até corticoides.

O coordenador do Programa de Nacional de Controle da Dengue do Ministério da Saúde, Giovanini Coelho, afirmou que não há circulação do vírus nas Américas. A circulação é verificada apenas em países da África e do sudeste asiático. Originária da África, a doença só é transmitida pelo mosquito e registra baixos índices de letalidade (menos de 1%).

De acordo com o governo, após identificados os casos no Brasil, foram tomadas medidas de prevenção e combate ao mosquito da dengue. Segundo o coordenador do Ministério da Saúde, a vigilância foi intensificada e estão sendo fornecidas informações às sociedades médicas e à rede pública de saúde. Essas ações de combate utilizam a estrutura de controle da dengue que já existe no país.


Fonte: Castro Digital


Agora com mais uma doença transmita pelo Aedes aegypti, a população vai fazer a sua parte e vai lutar contra o mosquito, ou vai continuar achando que é normal ser abatido por um ser tão pequeno? Os governates tem de fazer, isso sabemos, mas nós também temos obrigação nessa luta.

Por Equipe Enfermagem Simples




Comentários