O Natal que nos faz refletir sobre o nascimento de Jesus, o Cristo.

(Foto ilustrativa - reprodução internet)

O Natal não é simplesmente mais um feriado religioso. Estudiosos dizem que o dia 25 de dezembro também pode não ser realmente a data exata do nascimento de Jesus de Nazaré, o Cristo, mas seu significado deve ser preservado, pois simbolicamente nos faz refletir sobre a maior prova de amor que Deus deu ao homem.  

É no Evangelho Segundo Mateus que encontramos registros de acontecimentos que esclarecem a importância do nascimento de Jesus Cristo do ponto de vista humano.  O evangelista conta que “Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, mas, antes que se unissem, achou-se grávida pelo Espírito Santo. Por ser José, seu marido, um homem justo, e não querendo expô-la à desonra pública, pretendia anular o casamento secretamente. Mas, depois de ter pensado nisso, apareceu-lhe um anjo do Senhor em sonho e disse: "José, filho de Davi, não tema receber Maria como sua esposa, pois o que nela foi gerado procede do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho, e você deverá dar-lhe o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos seus pecados".Tudo isso aconteceu para que se cumprisse o que o Senhor dissera pelo profeta: "A virgem ficará grávida e dará à luz um filho, e lhe chamarão Emanuel" que significa "Deus conosco". Ao acordar, José fez o que o anjo do Senhor lhe tinha ordenado e recebeu Maria como sua esposa. Mas não teve relações com ela enquanto ela não deu à luz um filho. E ele lhe pôs o nome de Jesus.” – (Mateus 1:18-25).

É fato que o Natal tem seu lado comercial que leva algumas pessoas ao consumo desordenado e como consequência o endividamento, mas também tem sua “magia” que transforma as pessoas tornando-as mais humanas e afetivas. E por isso não podemos abrir mão dessa oportunidade, afinal o mundo já está tão desigual que não deveríamos semear mais discórdia para simplesmente defender ou impor um pensamento decorrente de uma opinião religiosa

“Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos, renovando vossa maneira de pensar e julgar, para que possais distinguir o que é da vontade de Deus, a saber, o que é bom, o que lhe agrada, o que é perfeito.” (Rm 12,2).

Sendo assim, aproveito para desejar a todos um “Feliz Natal”. Que o Espírito Santo gerador da vida renove nossa fé para que possamos seguir o caminho, a verdade e a vida, a saber: JESUS CRISTO

Texto de Washington Luiz
Jornalista e Teólogo.

Comentários