Como prevenir as rugas.

O que são rugas? Rugas são dobras/pregas na pele que se formam ao longo do processo de envelhecimento humano devido à perda da elasticidade e tonicidade desse tecido tanto na superfície como nas camadas mais profundas. Isso faz com que a pele perca sua estrutura normal de sustentação e mude sua conformação de lisa para enrugada. É um processo fisiológico, irreversível e progressivo, ou seja, é uma formação que ocorrerá naturalmente em todas as pessoas.

O que causa as rugas? A maioria das rugas é causada pelas alterações que ocorrem naturalmente no tecido de sustentação da pele devido ao envelhecimento do ser humano. Isso é inevitável, irreversível e nada pode ser feito para diminuir a progressão das rugas, apesar de que, existem tratamentos muito bons que eliminam os sinais das rugas e até diminuem o seu avanço.

Porém, alguns fatores externos, relacionados com o ambiente e o estilo de vida, podem acelerar o desenvolvimento das rugas e o seu aparecimento precoce. Como, por exemplo, a alta exposição aos raios solares que também aumenta a probabilidade de câncer de pele.

Outros agentes externos que aceleram o aparecimento das rugas são: Fumo; Consumo de bebidas alcoólicas em excesso; Estresse; Alterações do hormônio feminino (estrogênio); Vento; Calor.

Qual o processo de formação das rugas? Quando uma pessoa envelhece, as glândulas sudoríparas e sebáceas, que são responsáveis pela hidratação da pele, vão diminuindo ao longo dos anos. Isto faz com que a pele esteja cada vez menos úmida e suas fibras elásticas que sustentam e mantêm a arquitetura saudável da pele fiquem mais enfraquecidas causando a perda da estrutura padrão e gerando as pregas e ondulações: as rugas.

Como prevenir as rugas - A prevenção contra as rugas está mais baseada em evitar o aceleramento do que evitar o seu início. Isso quer dizer, que a prevenção não consiste em evitar que as rugas apareçam, mas sim evitar que elas apareçam mais cedo e mais intensas do que deveriam.

– Sempre retire a maquiagem antes de dormir. Para isso, utilize um demaquilante que não irrite e pele;
– Utilize protetor solar facial e protetor para o corpo diariamente, mesmo nos dias nublados;
– Tenha o hábito de limpar, tonificar, hidratar e esfoliar a pele;
– Alimente-se bem com grãos, frutas e vegetais frescos;
– Pratique exercícios regularmente;
– Evite o estresse;
– Não fume ou, se já fuma, deixe de fumar;
– Mantenha-se sempre hidratado (a) tomando muita água;
– Cremes de rejuvenescimento ajudam e podem ser utilizados para prevenção;
– Evite usar cera quente, pois o calor degenera as fibras elásticas que sustentam a pele.

Tratamento para rugas - O tratamento para as rugas está bem avançado e muito eficiente. São diversos tipos de tratamentos que existem, com produtos químicos, lasers e até intervenções cirúrgicas inovadoras que visam reverter o processo natural do envelhecimento, prevenir e eliminar as rugas. Porém, somente um profissional especializado poderá escolher o tratamento mais adequado em cada caso.

Os tratamentos que existem atualmente são: toxina botulínica, cremes cosmiátricos, laser de CO2 Fracionado, Peeling, Luz intensa pulsada, Radiofrequência, Preenchimento e Lifting facial.

Curta o Momento Verdadeiro no Facebook e Twitter e receba as últimas notícias.

Tem alguma notícia para compartilhar? Envie para momentoverdadeiro@gmail.com

Fonte: Site Vida e Saúde

Comentários