Entenda os riscos de não tratar a diarreia adequadamente.


A diarreia pode ser caracterizada pelo aumento do número de evacuações. Geralmente, as fezes perdem a consistência, se tornando aguadas. Quando os sintomas de fezes líquidas permanecem por mais de três semanas, a diarreia passa a ser considerada crônica. 
De acordo com o coordenador do ambulatório do Hospital Federal Nossa Senhora da Conceição (RS), José Fossari, a desidratação provocada pelo desarranjo intestinal pode levar a complicações graves. "Essa desidratação pode causar risco de vida. Principalmente as pessoas mais idosas e as crianças. Muitas vezes acompanhada de dor abdominal e cólica, e algumas vezes até febre e mal estar."

O coordenador explica que uma das formas de evitar a diarreia é ficar longe de alimentos mal conservados. "Alimentos mal conservados, muitas vezes fora da geladeira, podem levar à diarreia. A desidratação pode ser um risco muito grande. A conservação do alimento é importante e para quem está com diarreia a ingesta de líquido em grande quantidade é recomendada."

A copeira Kátia Zansavio sabe bem disso. Ela tem uma filha de 25 anos que sempre teve crises de diarreia. Kátia conta que a mudança dos hábitos alimentares foi fundamental para atenuar o problema. "Ela parou de comer na rua.  Ela começa com enjoo, aí da diarreia, vômito. Aí é aquela história, vai para o hospital, só melhora se tomar soro e os medicamentos, mas não fica internada."

Curta nossa página no  Facebook Twitter .

José Fossari recomenda ainda o soro caseiro para tratar a desidratação provocada pela diarreia. Para preparar o soro, basta misturar em um litro de água filtrada uma colher de cafezinho de sal com uma colher de sopa de açúcar.

Fonte: Ministério da Saúde

Comentários