A Enfermagem e o pré-natal de baixo risco.

O pré-natal não deve ser considerado somente uma obrigação da gestante, pois ele é mais que isso, é uma prova de amor, pois a mãe que faz o pré-natal está acompanhando e cuidando da saúde do seu bebê. Mas é verdade que muitas gestantes não conseguem fazer um pré-natal como deveria, na maioria das vezes, por falta de vaga na rede pública. 

De acordo com dados do Ministério da Saúde, há um aumento no número de consultas pré-natal por mulher que realiza o parto no SUS. Cabe lembrar que uma atenção puerperal qualificada e humanizada se dá por meio de condutas acolhedoras e sem intervenções desnecessárias, do fácil acesso a serviços de saúde de qualidade, como prevê o Manual Técnico do Ministério da Saúde.
O papel do enfermeiro no pré-natal de baixo-risco | Foto: Pixbay - CC
Essa assistência pode ser ampliada com a ajuda do profissional de enfermagem. A Lei de Exercício Profissional de Enfermagem- Decreto nº 94.406/87 -, diz que o pré-natal de baixo risco pode ser inteiramente acompanhado pelo enfermeiro. 

Por isso tudo, é fato que as consultas de pré-natal realizadas por este profissional podem reduzir os índices de mortalidade materno e infantil, porém ainda falta estrutura para que o enfermeiro possa dar sua contribuição.

Redação do Enfermagem Simples.

Comentários